sexta-feira, janeiro 28, 2005

Os dois mundos


Ainda na fase Andy Warhol: dois "in's" Posted by Hello

Filha sofre...


Fiat 600 D, idêntico ao adquirido pelo teu pai, em 1970, em segunda mão, por 12 contos, e que foi um autêntico laboratório de aulas práticas de mecânica automóvel Posted by Hello

O teu pai tem as melhores filhas do mundo, mas elas têm sofrido muito. Uma delas, então a única, e com apenas 2 anos (?), que, não sei porque razão (ia talvez passar férias à província), fez uma viagem sózinha com o pai, andava na altura a queixar-se, após uma traumatizante avaria na estrada: "O carro do pai fez ‘pim’...".
Ao partir-se, a correia da ventoínha tinha batido no capot do motor (atrás) do Fiat 600 e feito um ruído mais próximo de 'pum'. Isto por altura de Condeixa, e foi uma odisseia o que aconteceu a seguir.
Ficou o carro na bomba da gasolina, por sorte ali mesmo ao pé, e veio o avô, contrariado, buscar-nos até à Bairrada. No regresso, já com uma nova correia, entretanto comprada em Coimbra, que o teu pai, mecânico de profissão, mas não de automóveis, laboriosamente montou, seguindo, agora sem companhia, de volta à capital.
Acho que ainda hoje aquela cabecinha tem lá, numa prateleira escondida, o registo sonoro de um estampido preocupante.

quinta-feira, janeiro 27, 2005

O meu pai é o melhor condutor do mundo

Sem exagero nenhum. É a verdade. É assim mesmo.

Um dia, tinha eu uns 14 ou 15 anos, íamos a passar de carro pela Av. João XXI e o meu pai diz: “foi ali que tirei a carta de condução”. Fiquei estupefacta. Nunca me tinha ocorrido: houve alguém que ensinou o melhor condutor do mundo a conduzir! Pensei (e disse?) que esse facto tinha de ser utilizado no marketing daquela escola de condução. Cheguei a pensar que deviam dar um certificado qualquer ao instrutor. Estava determinada a ter ali as minhas aulas.

Mas não. Tirei a carta no ACP. Passei à quarta no exame de estrada. Uma vergonha para alguém com tão bons genes.


quarta-feira, janeiro 26, 2005

Aqui Jazz

Recordando um Jazz em Agosto (quem não se lembra?) aqui vai Jazz directamente do reino da Dinamarca. Bom, não é?...

Frases com história

TUDO TEM UM FIM, SÓ A SALSICHA TEM DOIS (grande mensagem anarquista)
OS RICOS QUE PAGUEM A CRISE (criada quando do decreto que legislou um aumento do custo dos transportes públicos)

quarta-feira, janeiro 19, 2005

Na Ponte a pé


Posted by Hello
Isto foi em 2004. Como de costume estávamos a reunir-nos no segundo pilar, para a fotografia, e o prof. Luís aproveitou para tirar uma vista de conjunto. Já estamos inscritos para 13 de Março 2005!

Ponte da Pedra

Achado o contador, mudado o nome, fica apenas no endereço a ponteape.

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Ribeira da Serra

É assim que se chama "o rio que corre pela minha aldeia". Ontem estive ao pé dele, do "basófias".
Passa por debaixo da Ponte da Pedra. O leito está assoreado, esquecidos que estão os tempos em que o guarda rios alertava para as limpezas necessárias. Obras recentes na ponte, para alargamento da estrada nacional, reduziram a secção de passagem do caudal do rio, o que agora provoca cheias desastrosas na planície a montante.
Já por duas vezes a nossa casa, que considerámos sempre estar ao abrigo de qualquer cheia, ficou com mais que meio metro de água no rés do chão. Da primeira vez foi-se a alcatifa e envernizaram-se os tacos de madeira, da segunda vez foram-se os tacos, agora substituídos por tijoleira, que, deficientemente colocada, tem ondulações que recomendam uma futura substituição quase total.
Antes da ponte existir atravessava-se o rio a vau, pela antiga estrada real. Agora uma fossa pública, com "trop-plein" de descarga de excesso do esgoto para o rio, atravancando essa passagem, já não permite como dantes molhar os pés, lavar a roupa ou simplesmente passar para o outro lado, para a várzea.
A água do poço está obviamente contaminada.
Não sei porque estaremos condenados a pagar assim antecipadamente os custos de um desenvolvimento de que não vemos os frutos.

O rio da minha aldeia

O Tejo é mais belo...

O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.

O Tejo tem grandes navios
E navega nele ainda,
Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,
A memória das naus.

O Tejo desce de Espanha
E o Tejo entra no mar em Portugal.
Toda a gente sabe isso.
Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E para onde ele vai
E donde ele vem.
E por isso porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior o rio da minha aldeia.

Pelo Tejo vai-se para o Mundo.
Para além do Tejo há a América
E a fortuna daqueles que a encontram.
Ninguém nunca pensou no que há para além
Do rio da minha aldeia.

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.

(do "Guardador de Rebanhos" - Alberto Caeiro)

domingo, janeiro 16, 2005

Proverbial

Mais vale ser rico e ter saúde do que ser pobre e doente!

sábado, janeiro 15, 2005

A Solução

Um amigo meu há muito tempo pensou uma solução para o País, que apenas por falta de uma adequada divulgação ainda não teve a necessária adesão nacional.
O Governo da Nação deveria, o mais rapidamente possível, ser contratado em regime de outsourcing a uma equipa com provas dadas na matéria (o nome sugerido para a liderar é o do ex-chanceler alemão Helmut Koln). Esta é uma solução equivalente à encontrada para uma gestão eficiente da TAP e que evitou o seu colapso.
De facto o perfil necessário para a obtenção de vitórias eleitorais cada vez se afasta mais da eficiência na condução dos negócios do Estado, pelo que corremos o risco de ficarmos cada vez mais pobres (e infelizes).

sexta-feira, janeiro 14, 2005

Onde está o contador?

Pois... não sei! Pode ser que reapareça proximamente, quando conseguir descobri-lo escondido por detrás da nova imagem deste blog. Em troca tomem lá música!
Já vamos na terceira versão, para não cansar os visitantes, que vão sempre pensar que se enganaram.

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Os estagiários

Servem para tudo, e alguns nem recebem 10% (link). Uns quantos sobrevivem e não se transformam em exploradores.

sexta-feira, janeiro 07, 2005

Confusões antigas

Umbigo, dois bigos, três bigos...

quarta-feira, janeiro 05, 2005

De Mao a Piao

"Vamos de Mao a Piao" é uma expressão do tempo da "outra senhora", que me veio à lembrança a propósito do país estar parado.


Mao Tsé Tung por Andy Warhol Posted by Hello

Lost in translation

Literal translation of Portuguese popular idioms:

Women and sardines, you want them to be small
Head of rotten garlic
Past waters don't power mills
Dog that barks doesn't bite
From very small the cucumber is bent
It's the color of a donkey on the run
There's a Moor on the coast...
From Spain, neither good wind nor good marriage [will come]
This is too much sand for my truck
Friends friends, business aside
Here they're made, here they're paid
Tell me with whom you hang around, I'll tell you who you are
I'm in the inks
You are here you are eating
Trust the Virgin and don't run...
Go make a turn
You're letting water in...
Monkeys bite me...!
Bad Mary...
He doesn't give one for the box
Don't sand me!
God gives nuts to those who don't have teeth...
Fish don't pull wagons
By the yes by the no...
Rays break me!
If you don't put a stick on yourself...
Donkey's voices don't reach the heavens
Old donkey doesn't learn languages
In a house where there's no bread, everyone shouts and no one is right
At night all cats are gray
There's no beauty without an if

(at http://tagide.com/pt-idioms.html)

O único rato...

...que não abandona o navio, e continua cabeça de cartaz.


Mickey Mouse por Andy WarholPosted by Hello

Minuciosa formiga

Minuciosa formiga
não tem que se lhe diga:
leva a sua palhinha
asinha, asinha.
.
Assim devera eu ser
e não esta cigarra
que se põe a cantar
e me deita a perder.
.
Assim devera eu ser:
de patinhas no chão,
formiguinha ao trabalho
e ao tostão.
.
Assim devera eu ser
se não fora não querer.
.
(Alexandre O'Neill)

Alexandre O'Neill

Alexandre Manuel Vahia de Castro O'Neill de Bulhões, nasceu em Lisboa a 19 de Dezembro de 1924 e morreu a 21 de Agosto de 1986. O seu pai, António Pereira de Eça O'Neill de Bulhões era empregado bancário, e sua mãe Maria da Glória Vahia de Castro O'Neill de Bulhões, doméstica.
Inicia os seus
estudos em 1932. Em 1946 sai de casa dos pais devido a conflitos familiares e vai viver para casa do tio materno. Em 1948 surgem as primeiras manifestações públicas de interesse pelo fenómeno poético. O'Neill surge então como um dos fundadores do Movimento Surrealista de Lisboa.
O'Neill, tal como a maioria dos artistas portugueses não pôde viver da sua Arte. Afirmava «viver de versos e sobreviver da
publicidade». Vasto foi o seu currículo, onde constam diversas colaborações para jornais, revistas, televisão etc.
Segundo rezam as biografias, O'Neill conquistava facilmente corações. Eis uma precária biografia dos seus amores e desamores:
Conheceu em finais de 1949 (a par do começo da aventura surrealista)
Nora Mitrani, o seu amor dorido. A 27 de Dezembro de 1957 casa com Noémia Delgado e cerca de dois anos depois nasce o filho do casal - Alexandre Delgado O'Neill. Divorciam-se em 15/01/1971.
Em Agosto do mesmo ano casa com Teresa Patrício Gouveia e em 1976 nasce o seu segundo filho - Afonso. O divórcio acontece em 20 de Fevereiro de 1981.
Entre 1980 e 1986, O'Neill viveu mais uma paixão que o acompanhou até ao últimos dias da vida - Laurinda Bom.
(em
http://www.citi.pt/cultura/literatura/poesia/oneill)

terça-feira, dezembro 28, 2004

Filhos de um Deus menor

Andam como sonâmbulos, com os pés na lama, corpos sem vida nos braços, outros espalhados na praia, e olham para os destroços como quem não acredita.
Nas varandas e nos andares superiores dos hotéis os que estão bem na vida filmam e fotografam a tragédia, que vêmos confortáveis nos nossos sofás, em frente à lareira, em écrans LCD ou plasma.
Estes povos sem futuro, os seus velhos e as suas crianças espiam assim os nossos pecados?

Não ao desemprego

A Administração da CGD talvez prevenida que os subsídios de desemprego e de doença só iam ser pagos em Janeiro resolveu voltar atrás na sua anterior decisão de se demitir? Essa informação não se veio a confirmar mas a decisão estava tomada e para quê criar mais instabilidade?

quinta-feira, dezembro 23, 2004

A golpada

Diz o ministro do governo demissionário: "agarrem-me que eu demito-me".

E o primeiro-ministro está condenado a dar "total confiança" à campanha eleitoral que os ministros do PP descoligado já começaram a fazer aproveitando-se desses mesmos cargos.

quarta-feira, dezembro 22, 2004

Vista de Lisboa


Largo do Rato, com o Tejo ao longe Posted by Hello

terça-feira, dezembro 21, 2004

O Meu Barbeiro

Não pode escolher os clientes. É como os políticos do centrão, tem que agradar a todos. Mesmo aos que sprintam desesperadamente arrastando o filho pela mão para saltar para a cadeira que está livre. Tem marcação? Tem é que ir apanhar o avião para a República Dominicana e ainda tem compras para fazer. Ao telemóvel todos ficámos a saber. E o filho que nunca mais acaba de cortar e no fim tem que voltar para trás por causa do boné esquecido. O senhor engenheiro desculpe mas ele anda sempre assim com pressa. Mas olhe que se não tivesse arranjado lugar para si tinha que se levantar mesmo com a cabeça molhada. Oh senhor Pinto, por amor de Deus, eu podia esperar...

segunda-feira, dezembro 20, 2004

O mundo visto do Colombo - A Era da Retoma

O parque de estacionamento está cheio. Os relógios na Swatch desaparecem ao ritmo a que passam os cartões de crédito. Já esgotou a História da Beleza na Fnac. Na Worten têm que ir buscar as (últimas?) Power Box ao armazém. Estamos a gastar demais, a comprar coisas a mais. Consumimos como se estivessemos ricos de repente, e não estamos. Temos apenas as dívidas mais distribuídas pelos diversos cartões...
.
A nossa balança comercial está um desastre, importamos tudo o que estamos a comprar. Não produzimos nada que se venda a bom preço no estrangeiro.

Hábitos de consumo dos portugueses dependentes da oferta exterior
Desequilíbrio externo dispara em 2004

Mas estamos a viver a invisível retoma, a caminho das eleições. Durante quanto tempo? Até ao Carnaval? À Páscoa?

Garantia do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Voltando ao Mexia

(Não o que está sempre calado, o outro) Afinal o homem não queria fazer passar o TGV na Ponte, só procurava argumentos para explicar ao povo porque é que a boa solução era muito mais cara. Ouvido isto há minutos, ao vivo, da boca dele, não sei se chore, não sei se ria, não sei se fique por aqui... (parafraseando um conhecido guru da nossa actualidade ultra mediática)

Norman Foster Connection

Ora aqui está quem também gosta de coisas altas que vão(?) ser plantadas em Santos. Mas Alcântara também vai ficar cheia de torres (afinal já não vai) a fazer sombra à nossa Ponte. É o que faz não lhes terem dado Legos em pequeninos.

Uma "escultura na paisagem"

Gosto mesmo destas coisas:

"A ponte mais alta do mundo, localizada no Sul de França, foi inaugurada ontem pelo Presidente da República do país, Jacques Chirac. O viaduto, construído em tempo recorde, tem um comprimento de perto de 2,5 quilómetros e atinge uma altura de 343 metros, mais do que a Torre Eiffel, em Paris."

"Concebida pelo arquitecto britânico Norman Foster, a ponte faz a ligação por auto-estrada entre o maciço central francês e a fronteira espanhola, permitindo descongestionar o trânsito no Sudoeste de França, sobretudo durante o Verão."

[aqui]

sábado, dezembro 11, 2004

Anadia já é cidade

Desde o dia 9 de Dezembro de 2004. Deixei de ser um vilão, passei a ser um citadino?

sexta-feira, dezembro 10, 2004

A Situação Política

"Não há ausentes sem culpas, nem presentes sem desculpas"

Daqui desta Lisboa

Daqui, desta Lisboa compassiva,
Nápoles por Suíços habitada,
onde a tristeza vil, e apagada,
se disfarça de gente mais activa;
.
Daqui, deste pregão de voz antiga,
deste traquejo feroz de motoreta
ou do outro de gente mais selecta
que roda a quatro a nalga e a barriga;
.
Daqui, deste azulejo incandescente,
da soleira da vida e piaçaba,
da sacada suspensa no poente,
do ramudo tristôlho que se apaga;
.
Daqui, só paciência, amigos meus!
Peguem lá o soneto e vão com Deus...
.
(Alexandre O'Neill)

Ainda mais novo

Que o pai da Madalena, era o pai da Elsa. Muito parecidos.


quinta-feira, dezembro 09, 2004

Querida Madalena:

Já o teu avô dizia, nos idos de 80, que se musicassem os programas curriculares de Matemática, Geografia, História e outros, eu seria a melhor aluna de todos os tempos. Como ninguém se lembrou de o levar à prática, fiquei-me por razoável aluna de inglês. É verdade que tenho uma certa pancada por letras de músicas.

Por outro lado, também não é lá muito original dedicar-te estes versos. Mas o que realmente interessa é que constituem a melhor formulação dos meus desejos para a tua vida.

May God bless and keep you always,
May your wishes all come true,
May you always do for others
And let others do for you.
May you build a ladder to the stars
And climb on every rung,
May you stay forever young,
Forever young, forever young,
May you stay forever young.
May you grow up to be righteous,
May you grow up to be true,
May you always know the truth
And see the lights surrounding you.
May you always be courageous,
Stand upright and be strong,
May you stay forever young,
Forever young, forever young,
May you stay forever young.
May your hands always be busy,
May your feet always be swift,
May you have a strong foundation
When the winds of changes shift.
May your heart always be joyful,
May your song always be sung,
May you stay forever young,
Forever young, forever young,
May you stay forever young.
[«Forever Young», Bob Dylan]

quinta-feira, dezembro 02, 2004

Deixem-nos trabalhar?


segunda-feira, novembro 29, 2004

Avé Madalena!

Já nasceu! Agora ninguém a segura.

Que um fraco Rei faz fraca a forte gente

Ouvi um discurso do primeiro-ministro (não foi de propósito) em que o próprio se comparou a um prematuro numa incubadora a quem os irmãos mais velhos tratam ao murro e ao pontapé, quando se esperaria que o acarinhassem. Sem dúvida o choradinho mais imaginativo de sempre; a merecer a melhor atenção dos cartoonistas do país.

sábado, novembro 27, 2004

Ar puro


Há um rapaz pequeno, também um gajo giro, que descobre sítios destes em Lisboa. Posted by Hello

Ainda não estais farta ó forte gente?

«Do justo e duro Pedro nasce o brando
(Vede da natureza o desconcerto!),
Remisso e sem cuidado algum, Fernando,
Que todo o Reino pôs em muito aperto;
Que, vindo o Castelhano devastando
As terras sem defesa, esteve perto
De destruir-se o Reino totalmente;
Que um fraco Rei faz fraca a forte gente.
...
Luis de Camões, Lusíadas, Canto III, 138

sexta-feira, novembro 26, 2004

E agora

Para não ser só comboios para lá e comboios para cá, deixo aqui a foto dum gajo giro que, por acaso, até me faz lembrar outro gajo giro que está para ser pai:

segunda-feira, novembro 22, 2004

Nos carris vão dois comboios parados...

...
“… A ponte é uma passagem
P’ra outra margem
Desafio pairando sobre o rio
A ponte é uma miragem …”
...
Jafumega in “Ribeira”, Lado B do Single “Dá-me Lume” 1980

sexta-feira, novembro 19, 2004

Não havia cordas

Vai ali à Inês e vê se àcordas (a acordas).
Inês...há cordas?...Inês....

Deus está em todo o lado!

Estou-te a ver...estás ao colo da tua mãe...

sexta-feira, novembro 12, 2004

Quadras do Aleixo

Após um dia tristonho,
de mágoas e agonias
vem outro alegre e risonho:
são assim todos os dias.

Quem prende a água que corre
É por si próprio enganado;
O ribeirinho não morre,
Vai correr por outro lado.

quinta-feira, novembro 11, 2004

Recordando um São Martinho em 1965

O Magusto:
No dia de São Martinho, 11 de Novembro, o Magusto, que tradicionalmente começava no Dia de Todos-os-Santos, assinala a chegada do Outono, do tempo frio e a proximidade da época natalícia (Dos Santos até ao Natal, é um saltinho de pardal).
Ligado a um ritual de origem religiosa, o dia do Santo Bispo de Tours (São Martinho), está historicamente associado à abertura e prova do vinho da última vindima (No dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho).
Neste dia, assam-se castanhas, bebe-se vinho, água-pé e jeropiga, e há quem o faça à volta de uma fogueira ao ar livre.

O Verão de São Martinho:
Num dia tempestuoso, ia São Martinho, então valoroso soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante. São Martinho não hesitou, parou o cavalo, e com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. Apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, quando, subitamente, a tempestade se desfez, o céu ficou límpido e um sol de Verão inundou a terra de luz e calor. Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nesta mesma época, faz cessar por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso.

(Adaptado de Magusto - S. Martinho )

quarta-feira, novembro 10, 2004

Argumentando em Maio de 1974

Emigração

Quando no silêncio das noites de luar
ia uma estrela pelos céus a correr
dizia minha mãe de mãos erguidas
Deus te salve por bem


Desde então quando vejo que um homem
deixa a terra onde infeliz nasceu
e fortuna busca noutras praias digo
que te leve Deus também

Não o acuso coitado não o acuso
nem lhe rogo pragas nem castigos
nem de que é dono de escolher, me esqueço
o que lhe convier

Porque quem deixa o seu país natal
e fora dos seus caminhos põe os pés
e se troca o certo pelo incerto
motivos há-de ter


(Poema de Curros Henriquez, cantado por Adriano Correia de Oliveira, com música de José Niza)

terça-feira, novembro 09, 2004

Aos princípios

Verdade - a sucessiva procura da verdade, saber questionar as verdades que nos impingem, ser coerente não basta.
Liberdade - de cada um determinar a sua vida, assumir a responsabilidade para poder ser livre, não se deixar condicionar pelo politicamente correcto.
Justiça - as regras da sociedade, somos um produto da sociedade, aprender a viver com os outros, não ser como o homem invisível, as pessoas valem por si e não apenas enquanto são úteis.

Ao fim da tarde é uma estopada ouvir os princípios que devem orientar a educação dos filhos, mas sai-se com a cabeça cheia...

Passeio de bicicleta


Trrrim, trrrim, trrrim, olhem para mim,
a andar de bicicleta.
Já não preciso de ir para a escola,
nem a pé, nem de camioneta. Posted by Hello

quarta-feira, novembro 03, 2004

Nunca fui a São Petersburgo


State Hermitage Museum Posted by Hello

Os filhos crescem num instante

É por aquela notícia no jornal ou esta deliberação no DR que fico a saber que elas já não são aquelas meninas no parque do Alvito. Há muito que tinha esta percepção de que o tempo passa aos saltos. Hoje deu outro salto!...

terça-feira, novembro 02, 2004

Fomos comer leitão

Mas fomos de carro. Aproveitámos e comemos também torta de chocolate, bolo de noz (leva uma chávena de óleo), leite-creme, lombo de porco, arroz de tomate... Isto no intervalo de seis horitas. Como vínhamos levezinhos, trouxemos umas toneladas de nozes (que até foi um problema levar aquilo escada acima) e um bolo-que-o-pai-não-gosta. Entretanto debatemos longamente os malefícios da alimentação McDonald's.

sexta-feira, outubro 29, 2004

Já poderemos ir comer leitão de TGV


Lá vai o TGV a acelerar entre Soure e a Pampilhosa. Mas que chic... Posted by Hello

TGV sobre 2, e o que adiante se verá

Down grade, que expressão poderia qualificar melhor a nossa situação. Teremos um TGV que anda à velocidade dos actuais comboios Alfa, e de vez em quando acelera, qual Ferrari na EN125. Que bom!
...
Governo põe o pé no travão

quinta-feira, outubro 28, 2004

O TGV na Ponte 25 de Abril - Ficção e realidade ou a teoria da bi-bitola

Há ideias que nem vale a pena fixar, por tão falhas de bom senso. Mas a dificuldade dos idiotas é que não conseguem parar de ter ideias. Sobre o traçado do TGV e as questões da bitola vale a pena ler o que diz o Prof. António Brotas para se compreender como ainda estamos longe de pensar o nosso desenvolvimento com realismo (falta de tola).

No verão passado


Para lavar os olhos, e recordar que já estamos no Outono, a caminho do Natal, aqui está uma imagem da Ria Formosa num dia quente do Verão passado. Posted by Hello

domingo, outubro 24, 2004

Que horas são?

Faltam dez réis para meio tostão!
Há expressões que nos fazem recordar que somos mais antigos.

sábado, outubro 23, 2004

Um homem não chora!...


Um Batman por vezes parece que chora mas está apenas a suar.Posted by Hello

Na lista negra


Diz a zebra para a mosca: "Estás na minha lista negra"... Posted by Hello

sexta-feira, outubro 22, 2004

Receita da Avó


Querem um bolinho não é? Posted by Hello

Túnel ferroviário de Campolide

«Problema estrutural detectado pelo LNEC acarreta risco de abatimento

err...sugerem-me alguma coisa? pézinhos de lã?

quinta-feira, outubro 21, 2004

Então o TGV não era para ir mais depressa daqui para fora?

Mesmo considerando que o TGV é uma prioridade, António Mexia questiona: "vamos ter um TGV ao lado (da actual linha de caminho-de-ferro) que custa 4.400 milhões de euros, para quê? para ter 15 por cento de quota?".
TGV na Ponte 25 de Abril, ora aí está um must. Para mim só a Ponte a pé!

Personal trainers... digo... teachers

«Se há professores no Ministério da Educação com horário zero, porque não podem assessorar juizes no Ministério da Justiça?» disse PSL. De facto já é demasiado evidente a falta de formação dos juizes.

quarta-feira, outubro 20, 2004

Colectânea de argoladas desordenadas - Parte I

Morais Sarmento defendeu limites à independência da RTP (como se ainda não houvessem)

Souto Moura criticou o MP no caso Casa Pia (em frente ao espelho?)

António Mexia recua nos benefícios ao passe (não sei se passe ou se não passe)

Gomes da Silva disse que havia uma cabala Expresso, Público, MRS (mas que não tinha provas)



No país dos pategos

A Repsol (Espanha) comprou o Complexo Petroquímico de Sines (Portugal) à Borealis (Finlândia) e ninguém diz nada?!...

quarta-feira, outubro 13, 2004

O mundo visto do Colombo - A Era dos decotes generosos

Interesso-me pelo mecanismo que transmite a moda informal fora do circuito convencionado das colecções dos costureiros e das revistas da especialidade. O facto é que todas as mulheres andam agora com uns decotes muitíssimo interessantes. Depois da Era do casaco atado à cintura tapando o rabo esta fase sugere uma alternancia do tipo tapa-destapa. Prefiro esta versão, mas estou já atento para detectar o surgimento e a propagação da próxima evolução, fenómeno de mimetismo extraordinário.

terça-feira, outubro 12, 2004

O Banho

Roy Lichtenstein tem de ser um herói das artes plásticas para quem gosta muito muito de banda desenhada, comics e bonecos em geral, como, digamos, por exemplo, eu. Há outros (como o Escher e o Gaudi – admito que a associação dos três exista apenas na minha cabeça) mas agora vinha falar do Lichtenstein. Tem, desde logo, a vantagem do nome que, mesmo para pessoas que nunca se lembram dos nomes (assim de repente só me ocorre a pessoa do exemplo anterior), é fácil de fixar.

Sempre que vejo o original de um quadro do Lichtenstein, coisa que me aconteceu pela segunda vez na vida há uma semana atrás, fico a olhá-lo durante meia hora (exagero), fascinada por constatar que existe realmente óleo e tela naquele quadro. Aquilo não é um print saído de uma impressora a cores. Extraordinário.

[mais uma vez faço notar que associar "o banho" a "lichtenstein" não é coincidência]


sábado, outubro 09, 2004

Parabéns

Nós as duas.

quinta-feira, outubro 07, 2004

A outra esquerda

No final de cada viagem repetia sempre a mesma frase ao microfone: “saída pela esquerda, por favor”, enquanto se certificava que as suas indicações eram seguidas no abandono dos lugares. Apercebendo-se de duas ou três pessoas que pretendiam sair pelo lado direito, repetiu: “saída pela esquerda, pela esquerda, por favor” mas nada, não surtiu efeito. Até que adoptou a via que se veio a revelar eficaz, fazendo-se ouvir pelos altifalantes: “saída pela outra esquerda, por favor”.

[Este post não é uma historieta passada na montanha russa «wild wild west» do parque da «Warner Bros»; é obviamente uma metáfora sobre o novo partido socialista.]

quarta-feira, outubro 06, 2004

O Parque

No Sábado experimentei a pior montanha russa onde já alguma vez andei, de seu nome «stunt fall». Quer isto dizer que andei na melhor montanha russa de todas as que conheço. Há que estar a par do meu currículo nesta matéria para saber que esta apreciação vem de uma especialista. No entanto, receio ter sido parcialmente sugestionada por um elemento psicológico, o que é contrário aos meus rigorosos critérios de avaliação. Sucede que a viagem anterior à minha foi interrompida a meio – repito: a meio - e que, sob o meu olhar atento, todos os “passageiros” foram evacuados. Claro que os funcionários repetiam: “é normal, rotina” mas o número de interessados naquela atracção decresceu de forma acentuada. Eu fiquei e fiquei com a impressão de ter andado na melhor montanha russa de sempre.

sexta-feira, outubro 01, 2004

Cone, uma bola

Belgian Chocolate for ever!
Posted by Hello

Eu vou, eu vou, para Madrid agora eu vou

Se sobreviver hei-de ter coisas para contar. [disque vou a museus e tudo...]

quinta-feira, setembro 30, 2004

Disclaimer

Os meus posts serão arbitrários, preconceituosos, incoerentes e peremptórios. Quando forem (ou seja: quando eu achar que são). Quando não forem queiram desconsiderar esta advertência.

ps – já agora: don’t try this at home.

Que destino atroz

Será que, dentro de mais uns meses, poderemos vir a encontrar algum destes administradores, reformados da CGD, num Banco do Jardim?

Já cá estou

Bom... Não sou exactamente eu, mas alguém muito próximo.

terça-feira, setembro 28, 2004

Gostava de saber dançar o Tango

Astor Piazzolla - Tango Apasionado Prologo Final


Uma vantagem cada vez mais fácil

Se todas as mulheres desde que nascem estão a pensar em casar deve haver para elas uma vantagem que nós não teremos, porque estamos sempre a tentar fugir de assinar tal contrato. Eu estava de boca aberta e não a podia fechar. Havia aqui uma lógica pragmática que me manteve de boca aberta à espera de uma conclusão. E veio à conversa a explicação feminina de como a execução do enxoval se pode ligar a essa teoria da construção sobre um objectivo. Mas logo o escultor da dúvida acrescenta que agora até essa nossa mais valia desapareceu. Ou seja, a essa vantagem juntou-se um menor esforço.

quinta-feira, setembro 23, 2004

Um Ideal Social

Se fizermos o que nos mandam, e ajudarmos os nossos amigos, um dia também nós poderemos vir a ser nomeados Administradores da CGD, e vir a usufruir, após um período relativamente curto, de uma reforma agradável.

quarta-feira, setembro 22, 2004


A Catedral da Luz Posted by Hello

Colocação manual de professores

O processo é simples: agarra-se no primeiro e coloca-se, depois agarra-se no segundo e faz-se o mesmo (disse ela).

terça-feira, setembro 21, 2004

De vez em quando uma luz

Maria Manuel Mota, trinta e poucos anos, de Vila Nova de Gaia, investiga a malária, um farol a brilhar à uma da manhã no Canal 2. Há professores que traçam destinos fulgurantes de cientistas que se vão da lei da morte libertando por Nova Iorque e Londres. E nós que, sem sabermos de nada, nos lamentamos do PSL.

O Dia da Criação

Aos vinte e um dias de Setembro de dois mil e quatro foi criado este Blog que leva o nome de Ponte a Pé. Não tem um objectivo concreto para além de mandar umas bocas a propósito de tudo o que me apetecer.