sábado, dezembro 26, 2009

quarta-feira, dezembro 23, 2009

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Visitas aos impérios

De Roma a Constantinopla, ou a recordação de Kéraban, o Cabeçudo, de Júlio Verne, que foi de Istambul a Scutari (agora chama-se Uskudar) dando a volta ao Mar Negro, para não pagar uma nova taxa na travessia do Bósforo.

O Arrefecimento Global

Esta é a única realidade, mesmo sem elucubrar muito sobre o "climategate". Ontem comprei um aquecedor, hoje umas luvas e no fim de semana vou à procura de uma parka (acabei por comprar uma gabardine com forro).

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Da terra dos leitões

Acronym of the day: PIIGS
Published December 10th, 2009
Today’s Wall Street Journal reports that some bearish international investors have coined a new term for the countries that they believe are the weak links of the euro zone: PIIGS — which stands for Portugal, Italy, Ireland, Greece and Spain.
That follows on the heels of the oft-used term for the most important emerging markets — the BRIC countries of Brazil, Russia, India, and China. And then there’s the less popular acronym for the dangerous, nuclear-armed states of Pakistan, Iran, and North Korea. That group is called, uh, never mind.

Hunting for the Higgs

quinta-feira, dezembro 10, 2009

O Pai Vai Saber Disto

Ou: O Quarteto Fantástico!


segunda-feira, dezembro 07, 2009

quinta-feira, novembro 26, 2009

terça-feira, novembro 17, 2009

Fim de dia em viagem de trabalho


Fotos das Arábias















Abu Dhabi City - Corniche Road - Passagem inferior para peões














Aeroporto de Abu Dhabi















Chedi Muscat Hotel - Sultanato de Oman

De Abu Dhabi até Muscat (em calções)






No Sheraton Corniche há uma praia que passa por baixo de um viaduto.




















No Chedi Muscat hesitava entre a piscina e a praia.

terça-feira, outubro 27, 2009

Uscita a destra


Desculpe, é destra ou é na próxima?

Via del Corso, sábado à tarde


La Dolce Vita


Jardins do Vaticano vistos da cúpula da Catedral de S. Pedro.

terça-feira, outubro 06, 2009

segunda-feira, setembro 07, 2009

Perdeu-se autora

Quase sem se dar por isso, perdeu-se a autora ausente. Certo é que já não escrevia nada por estas bandas, para além de uns comentariozitos apressados. Agora desapareceu mesmo? Não sei, talvez volte numa manhã de nevoeiro...

A grande reunião familiar

Não é um evento feliz uma grande reunião familiar. Talvez por não se poder ser selectivo, juntam-se no mesmo espaço os que se dão bem, os que se dão mal e os que não se dão. Muitos anos atrás um meu familiar (tio) alertava-me para as consequências da frase "tratamento familiar" que poderia surgir numa resposta a um anúncio de aluguer de quarto e que iria significar a imediata eliminação da candidatura, por significar pouco cuidado na limpeza, no horário do pequeno almoço, tratamento desmazelado, etc. As oportunidades para a grande reunião familiar são os funerais, os casamentos e os baptizados. Temos andado arredados de tais actos o mais possível mas de vez em quando lá vem um. Quando o ambiente é caseiro, para os lados da Cruz Quebrada, o traje é informal e não há tanto passado, vá lá... Agora num casamento, quando estamos colocados num espaço reservado, com estranhos de variadas origens e religiões, com quem ninguém nos pretende pôr a conversar, ficamos numa de comportamentos de circunstância. Algumas conversas já são discordâncias irremediáveis, a certa altura uma eventual euforia já pode ser resultado de um copito para além das marcas e de um modo geral estamos pouco entusiasmados. Depois, talvez resultado da tensão excessiva que se foi acumulando, acaba-se por ter de andar a juntar os cacos, disparates dos mais novos que ainda não cresceram o suficiente e birras dos mais velhos que já envelheceram demais. Eu prefiro as pequenas reuniões familiares!

quarta-feira, agosto 12, 2009

segunda-feira, junho 29, 2009

O Chiado visto da UCB


O restaurante das portas verdes















Afinal este lugar mítico sempre existe. Quando no fim de tarde de passeio alguém sugeria ir lanchar ou jantar fora ou apenas queria água, eu dizia que estávamos a chegar ao restaurante das portas verdes. O lugar não era exactamente este mas a designação pelos vistos tinha valor comercial.

quinta-feira, maio 14, 2009

segunda-feira, maio 11, 2009

quinta-feira, abril 30, 2009

São Marcos em crise












[Giuseppe Cacace/Agence France-Presse]
«A couple kissed at Venice’s flooded Piazza San Marco Monday. Water was expected to recede from the area, which is prone to flooding.» [
The Wall Street Journal]

sexta-feira, março 20, 2009

S. Joaquim





















Afinal sempre havia (encontrado no museu de S. Roque) um Joaquim que foi santo.

quinta-feira, março 19, 2009

"Que não se muda já como soía"

Hoje mesmo, por obra e graça do conservador de Tavira, a minha mãe passou a chamar-se Tereza (com z) e eu mudei para Batista (sem p). Tudo em nome da conciliação com uns registos informáticos a partir dos assentos de nascimento. Sim, porque no cartão de cidadão continua tudo como é normal.

quinta-feira, março 12, 2009

VAN MORRISON - Sweet Thing - Live at the Hollywood Bowl

Astral Weeks - A minha última aquisição. O que é bom nunca envelhece!

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Está a chegar

Aproxima-se uma nova época de extravagâncias (vocês sabem do que é que eu estou a falar...)

Está tudo doido


quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Um drama

"O meu Pai chumbou a Matemática!" Quem poderia imaginar um tal escândalo. Por isso ela repete a afirmação na primeira oportunidade a cada novo interlocutor. Quem diria que tal tenha acontecido ao Pai que arranja/cola tudo a que se avaria/parte, que é canalizador, electricista, bom condutor, que sabe as respostas no concurso da televisão e até é engenheiro. O Super-Homem chumbou a matemática? E por duas vezes, terei eu acrescentado nesse momento de fraqueza, com imprevisível consequência dramática. Mas nunca reprovei o ano, recuperando sucessivamente as cadeiras em atraso. Já esta parte não teve qualquer impacto na avaliação que faz. Passei a ser um simples mortal!

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

terça-feira, fevereiro 10, 2009

terça-feira, fevereiro 03, 2009

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Contos de encantar

















Estavam aqueles leitões muito sossegadinhos e quentinhos, quando vieram uns senhores com umas tesouras ...

O Arco Iris é sinal de quê?

















Biblicamente, o arco-íris é sinal da aliança de Deus com Noé e todos os seres viventes após o dilúvio. Este texto está em Gênesis 9:13 à 17 que diz "Dou deveras o meu arco-íris na nuvem, e ele terá de servir de sinal do pacto entre mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer uma nuvem sobre a terra, então é que aparecerá o arco-íris na nuvem. E hei de lembrar-me do meu pacto entre mim e vós, e toda alma vivente dentre toda a carne; e as águas não se tornarão mais um dilúvio para arruinar toda a carne. E terá de vir a haver o arco-íris na nuvem, e eu certamente o verei para me lembrar do pacto por tempo indefinido entre Deus e toda alma vivente dentre toda a carne que há na terra.” E Deus repetiu a Noé: “Este é o sinal do pacto que deveras estabeleço entre mim e toda a carne que há na terra”. Outras referências aparecem também no livro de apocalipse.
(Wikipédia)