sábado, novembro 26, 2005

De noite


GUARDI, Francesco
Night time Procession in Piazza San Marco 1758

Dois nomes

Cadarache:
“O ITER é o primeiro reactor experimental de fusão nuclear, a construir em Cadarache, França, no âmbito de uma cooperação internacional que envolve a União Europeia, o Japão, a Rússia, os Estados Unidos, a China e a Coreia do Sul. O custo da construção, que durará 10 anos, é de cerca de 4.000 Milhões de Euros.”













faz-me lembrar Caran d’Ache:














Que também é o “petit nom” do meu amigo Germano, engenheiro químico reformado permaturamente, que está a tirar o curso de pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes, quando invectivado, pelo Izildo, no meio de um discutido jogo de voleibol.

Verão quente

Muitas histórias haveria para contar do meu verão quente. Uma tripulação seleccionada enchia o R4: o Cabral (a quem, imprevidente, emprestei uma noite o carro), o Varela e o Pinheiro (depois substituído por se ter baldado) andava entre a Nazaré (o Varela tinha lá casa) e Évora (os ”esquemas” do Varela, que tinha que ir aos ensaios), com passagem em muitos bailes daquele fim de verão, do Pego até Mação. Havia também as professoras e o padre não sei de onde. As discussões políticas no Pelicano, do Ferro com o Alcobia (um tipo excepcional, que se suicidou anos depois por não suportar a impossibilidade de ver concretizados seus ideais).
Os fins de tarde no hotel de turismo, as madrugadas de serviço na guarita (ou dentro do carro), os dias de plantão à unidade, de serviço à porta de armas, de faxina, tentando resolver uma rotura e acabando a varrer a parada. Rio de Moinhos, Mouriscas, Penhascoso. De blusão camuflado voava baixinho à noite, também ao meio da semana, para Lisboa, regressando de madrugada. Foram só três meses?!... E a situação política, as confusas manifestações dos SUV (Soldados Unidos Vencerão eramos nós?). Estava tão por dentro e via tão pouco televisão que durante muito tempo me escapou o significado da sigla PREC.

Assédio


BATONI, Pompeo
Susanna and the Elders

sexta-feira, novembro 25, 2005

Onde é que tu estavas no...

...no 25 de Novembro (há 30 anos)? Quartel general em Abrantes, éramos quarenta, tinhamos chegado em Julho, fazer o curso de cabo, recambiados por mau comportamento (revolucionário?) em Mafra, no Dezembro anterior. No primeiro dia enchemos o parque de estacionamento do quartel (todos tinham levado carro!). Mau sinal tantos soldados com bom aspecto a comer nos restaurantes e a fazer vida de rico naquele meio pequeno. Ao meu lado na camarata dormia um futuro ex-secretário geral. Durou pouco tanta animação por aqueles lados. Tancos era ali mesmo ao lado e os paraquedistas queriam coboiada. No dia 28 voltámos de mala aviada, passados à “peluda” em tempo recorde, tão ansiosos que estavam de se verem livres de nós (e nós deles!).

quarta-feira, novembro 23, 2005

Wireless

Lá em casa já estamos ligados sem fios. Depois de várias experiências e equipamentos devolvidos, apesar da espessura das paredes e dos acidentados trajectos a vencer, já temos a rede até no quarto do artista careca.

sábado, novembro 19, 2005

Quem pode, pode

Quem não pode, pede ao pai.

O meu iPod nano (cutchi-cutchi) encontra-se recheado com 533 músicas, o que corresponde a 36 horas de um som fantástico. Aí vão dois dos quatro gigas. E os meus discos passaram a estar arrumados em duas categorias: “os que já foram carregados” e “os que ainda não foram carregados”. Agora tenho que começar a andar mais a pé.

quarta-feira, novembro 16, 2005

E pimba!

Numa semana duas boas notícias confirmam um horóscopo auspicioso. Eu não acredito em bruxas... só em fadas (gordas e boas)!

sexta-feira, novembro 04, 2005

The jargon - explained

BIMBO – A combination of management buy-in and buy-out where the team buying the business includes both existing management and new managers (Não é o nosso caso)

Ar limpo


É de aproveitar para respirar fundo porque se trata de um recurso escasso, principalmente para quem trabalha na Avenida da Liberdade.

quinta-feira, novembro 03, 2005

De cima


Esta é a vista de cima da Torre de Menagem. O autor foi o miúdo do costume. Registaram-se duas lesões musculares em resultado da subida. As damas não aguentaram.