quarta-feira, maio 25, 2011

Gotas do Príncipe Rupert


Imagine um pedaço de vidro em forma de lágrima - e que, mesmo com um alicate ou um martelo, não consegue parti-lo. Esta é a chamada gota do Príncipe Rupert, um fenómeno curioso da física que resulta de propriedades não muito diferentes das do actual vidro temperado. O mais fascinante deste fenómeno é que uma pequena pressão aplicada na extremidade da gota (na parte mais fina) faz com que esta se desintegre completamente num pó fino.
O fenómeno - misto paradoxal de resistência e fragilidade - tem uma explicação simples: ao pingar o vidro em estado líquido em água fria para formar a gota, a superfície externa solidifica rapidamente, o que gera uma forte tensão no interior. Daí a grande resistência das gotas. Por outro lado, ao danificar a cauda da gota, a partir de uma fractura inicial a energia acumulada na estrutura propaga-se pela superfície do vidro a grande velocidade (estudos apontam para 1450 a 1900 metros por segundo) e fá-lo desintegrar-se de forma explosiva.
A descoberta da gota do príncipe Rupert é atribuída ao Príncipe Rupert do Reno (1619–1682). Segundo a lenda, o rei usava muitas vezes estas gotas como divertimento, nas suas festas.

segunda-feira, maio 23, 2011

Nos 100 Anos do IST




















Voltei ao IST, 43 anos depois de lá ter chegado em Outubro de 1967. Visitei o pavilhão de Mecânica (na imagem, incluindo uma nova torre).