terça-feira, outubro 04, 2005

Os sonhos são traiçoeiros

Sonho Primeiro
Estou em Angola, ou na ideia que eu tenho de Angola. É um quase pesadelo, com caminhos de terra e veredas no meio de vegetação raquítica, que levam a um grande terreiro, onde se aproximam homens armados, poucos, dos quais me afasto sorrateiramente. Uma escadaria de degraus de terra, que leva a uma varanda sobre um rio seco, onde está uma espécie de altar com oferendas (e esqueletos?).
Nunca fui a Angola. Já ouvi milhares de histórias de amigos que de lá vieram, ou que lá vão com frequência. A última foi do Joãozinho que me contava o estado lastimoso das estradas, que faz aumentar em muitas horas os tempos de viagem. Dizia ele que têm buracos tão grandes que os camiões lá entram, descendo por um lado e subindo pelo outro para sair.

Sonho Segundo
Acabei mesmo agora por descobrir que foi a propósito do Personal Trainer, o António Costa.
Casa estranha, família chinesa (?). Eu a explicar a história de rios novos e rios velhos e um homem noutra sala, com aspecto de fumador de ópio. Não era propriamente um pesadelo mas no fim fiquei com a ideia de que tinha sido enganado.

Sem comentários: