sexta-feira, novembro 30, 2012

Santiago dixit

5 - Respondeu o Patrício
Tio António (antes Tonito, Toni, Tó, Toino,)
Felizmente que uma publicação na 1º página de uma Revista especializada de um distinto Sobrinho-Gestor permitiu esclarecer/clarificar uma situação, pelos vistos, complexa e que terá (?) vindo a complexar o tio António ao longo dos últimos anos.
Que fique bem claro. Para mim o tio Nito nada tem a ver com o Nico o tal … das cantorias, das telenovelas, das piadas, etc, etc.
Afinal de contas, a situação resume-se à simples (e inocente) troca de um c por um t …
A confusão por mim involuntariamente criada possibilitou-nos regressar às origens do tio Nito (oh, que saudades…não?) e recuar no tempo … sessenta e tal anos.
O ROC também Leão Amestrado


4 - Santiago dixit:

Gestor preocupado
Caro sobrinho:
Estava eu preparado para elaborar um ditirambo comemorativo da tua ascensão ao estrelato de capa de revista, elogiando o facto "em si", mas especialmente vincando o ar preocupadamente responsável do gestor em causa, facto que não sendo de estranhar nos tempos que correm teria sempre de ser atribuído à congeminação de uma estratégia enxertada numa conjuntura muito táctica e desfavorável cuja origem não poderá deixar de ser atribuída ao Sócrates que Deus tenha em paz e descanso.
Pena foi que tenhas atalhado tão rápidamente, pois poderias suscitar muitos mais comentários o que te permitiria recolher vasta matéria para o livro que ainda não escreveste.
Fiquei muito grato pela teu pronto terçar de armas com vista a sanear a grave incorrecção de Chefe-SROC ao insinuar que, na intimidade familiar eu seria tratado por "nico", o que seria execrável. Aproveito a oportunidade para dar uma lição ao tal Chefe, a quem envio o presente texto também.
Ao tempo, teria eu uns poucos aninhos, gerou-se um contencioso insanável entre mim - António - e um miúdo vizinho da minha idade de nome tambèm António, com o qual eu me confundiria no acto de chamamento familiar campesino Antóóóóóniiiioooo.... Foi por isso que decidi resolver o problema em termos de diferenciação de marca. Eu teria que passar a ser chamado de outra coisa. Os grandes, perante a minha insistência passaram a chamar-me então de "Tonito" por ablação do prefixo "An" e adição de um "t" providencial, face à inaceitabilidade de passar a chamar-me "toino", "Tó", "Toni" ou mesmo "Toninho". Passado algum tempo, voltei ao assunto pois não me sentia ainda autónomo do vizinho; daí, e depois de muitas locubrações de carácter semântico e linguístico, emito o grito do Ipiranga que ficou bem gravado na históriografia familiar: "eu sou o Nito e António é o miudo filho do Sr. Miranda". E assim ficou para sempre, mas reservado apenas ao pessoal mais chegado!
É inaceitável e impossível , portanto, a confusão com "Nico", que se refere a um tal "Nicolau", cantor, humorista, actor e empresário com o qual eu não tenho qualquer comparação, porque o "peti nom" de "Nico" resulta da ablação do sufixo "lau" enquanto o "nito" resulta da ablação do prefixo "anto" e a adição de um t; além disso não sou humorista, nem cantor, nem actor nem sequer empresário.
Conclusão: os ROC são mais de números e pouco de linguística.
Rugidos leoninas, ainda acima da linha de água, a ambos
Santiago dixit,
numa manhã fria, chuvosa e deprimente como o mundo lá fora.

3 - Esclareci eu, já preocupado:
Espero que quase todos tenham percebido que se tratou de uma brincadeira de um colega da administração que me "apanhou" numa pose relaxada, numa reunião maçadora! Correcção: o "petit nom" do tio é Nito.

2 - Respondeu o Patrício:
Estás de parabens, Quim ! e, nós Leões Amestrados, também. Não é todos os dias que um dos nossos salta para as primeiras páginas (por um bom motivo…) de uma prestigiada publicação.
Fica para a posteridade que cumpriste aquilo que se costuma definir como a realização de um Homem, quando passa pela Terra :
 .Plantaste uma arvore (pelo menos, que eu saiba,  ajudaste naquela que plantámos em Azeitão, em cada do Farinha)
.Escreveste um livro (se compilasses tudo o que escreveste daria um bom livro... nem que fossem só os escritos do blogue dos LA…)
.Fizeste um filho (bom, aqui tenho que ser rigoroso: paletes deles …) .
 HOMEM REALIZADO ! VALEU A PENA !
 O Director-Geral
 (é de família : já em tempos, já lá vão uns bons anos, também o tio António (na intimidade mais conhecido pelo tio Nico), mereceu honras de 1ª página, da Revista EXAME)

1 - Disse eu:
Finalmente fui capa de revista


Sem comentários: