segunda-feira, março 28, 2005

Viagem à roda do meu nome: De carrinha.

Fiz a primária num colégio chamado Jardim Infantil Luso-Suíço; o mais parecido com mandar as filhas estudar para a Suiça que os meus pais arranjaram. Ia para a escola na carrinha do Sr. Oliveira que tinha como "hospedeira" a D. Arlete (a quem todos nós chamávamos de "Arrelete", sabíamos lá dizer Arlete. ainda hoje não sei se é assim que se escreve, deve ser francês).

O Sr. Oliveira gostava de mim, apesar de eu ser uma terrorista, e convidava-me a sentar à frente, ao pé dele. Eu assim fazia, quase sempre, porque era uma grande distinção. O Sr. Oliveira também tinha a particularidade de, sempre que a viagem ia adiantada em relação aos horários impostos, parar no jardim em frente ao cemitério dos Prazeres e deixar-nos ir brincar por uns 20 minutos, sob a vigilância dele e da D. Arlete. Ele não queria ser, nem era, só o motorista da carrinha. A carrinha do Sr. Vieira nunca teve metade da piada.

Todos os dias, de manhã e à tarde e durante anos a fio, quando eu entrava na carrinha o Sr. Oliveira dizia "Olá Inês, estás cá outra vez?"

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Removi o meu comment anterior porque continha uma inexatidão.
Curiosa a evolução de uma da Suiça para a Alemanha e da outra para o Socialismo Democrático.

Anónimo disse...

Bem, há mesmo quem tenha memória de elefante ! Nunca mais me tinha lembrado das paragens no jardim ! Realmente, o Sr. Oliveira era o máximo.
Assim como era o máximo ninguém no Colégio acreditar que a terrorista era irmã da...pacifista? paz de alma? Aquela que evoluiu (à força?) para a Alemanha...