quinta-feira, novembro 11, 2004

Recordando um São Martinho em 1965

O Magusto:
No dia de São Martinho, 11 de Novembro, o Magusto, que tradicionalmente começava no Dia de Todos-os-Santos, assinala a chegada do Outono, do tempo frio e a proximidade da época natalícia (Dos Santos até ao Natal, é um saltinho de pardal).
Ligado a um ritual de origem religiosa, o dia do Santo Bispo de Tours (São Martinho), está historicamente associado à abertura e prova do vinho da última vindima (No dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho).
Neste dia, assam-se castanhas, bebe-se vinho, água-pé e jeropiga, e há quem o faça à volta de uma fogueira ao ar livre.

O Verão de São Martinho:
Num dia tempestuoso, ia São Martinho, então valoroso soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante. São Martinho não hesitou, parou o cavalo, e com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. Apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, quando, subitamente, a tempestade se desfez, o céu ficou límpido e um sol de Verão inundou a terra de luz e calor. Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nesta mesma época, faz cessar por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso.

(Adaptado de Magusto - S. Martinho )

Sem comentários: