sexta-feira, outubro 27, 2006

Cavaco pintor

Vi-o ontem na televisão. Esclerose colateral é a razão do seu aspecto muito acabado. Vai fazer uma exposição em Grandola, que será inaugurada pelo irmão. Um dia destes o meu rapaz pequeno encontrou numa apresentação de um concurso de matemática um professor "maluco" pelo assunto que é nem mais que o JPG Viana, que, no Público, há vários anos, publica os mais impenetráveis enigmas matemáticos. Têm em comum a mesa da Mexicana, e o IST, naqueles finais dos anos 60. No verão de 69, o Cavaco emprestou-me uma tenda para ir acampar para a Praia da Rocha. Iniciei a viagem, feita totalmente à boleia, do lado de lá da ponte. Fui, sempre à boleia, a casa dele em Boliqueime, buscar a tenda, e à noite, após muitas peripécias, tinha a tenda montada em frente ao Hotel Júpiter, debaixo de uma figueira, no quintal duma senhora, em cima duns restos de palha, que se vieram a revelar prejudiciais à minha bronquite asmática. Coincidência, ou talvez não, tenho mais amigos pintores. O JS, em casa de quem nos encontrávamos todos, para ouvir música, jogar às cartas, e discutir política, que anda agora por Cabora Bassa, e o GI, a quem amigos mais recentes, conhecida a inclinação, apelidaram Caran d'Ache, também passaram pelo Técnico e sempre gostaram do desenho e da pintura.

Sem comentários: