quinta-feira, outubro 12, 2006

Histórias do Colombo - A direita reflexa

Confesso que vou quase todos os dias almoçar ao mesmo sítio. Sentado à mesa vem um empregado perguntar que bebida quero. Peço sempre o mesmo (uma taça de tinto). Hoje questionei-me o porquê de, na maior parte das vezes, regressando o empregado, de frente para mim, colocar o copo do meu lado esquerdo, o que não me dá jeito nenhum, pelo que de imediato, com a mão direita, o coloco do lado direito. Claro que ele o coloca à direita dele. Em frente ao espelho o reflexo da nossa mão direita é a mão esquerda do nosso reflexo. Com reflexo idêntico, mas num plano a 90º, os empregados do Mac Donald, não devidamente instruídos, colocam o papel no tabuleiro virado para o interior do balcão, para eles, e portanto de pernas para o ar, quando se quiser ler, com as batatas fritas já cheias de ketchup. Mas há alguns empregados, normalmente brasileiros (voltei ao meu restaurante habitual), que executam impecavelmente a sucessão de actividades associadas ao serviço de mesa, perguntam pela bebida, perguntam se estou acompanhado, retiram o toalhe em frente, regressam com a bebida, e desejam bom apetite. Serviço é serviço!

Sem comentários: