sexta-feira, outubro 27, 2006

A Ponte ficou avariada

E foi assim que a Ponte da Pedra ficou transformada num pesadelo, quando chove um pouco a mais que a conta. Há quem diga que é do aquecimento global...

To: 'geral@ccdrc.pt'; 'cidadao@ccdrc.pt'; 'inforag@inag.pt'; 'ep@estradasdeportugal.pt'
Subject: Inundações no lugar da Malaposta, Anadia.
Importance: High

Exmos. Senhores,

Há cerca de 6 anos, foram executadas obras de alargamento da Estrada Nacional nº 1, incluindo o alargamento e reforço da ponte sobre a Ribeira da Serra, no lugar da Malaposta, Anadia, obras estas que reduziram consideravelmente a secção da ponte em causa. Em consequência, e sempre que se verificam condições de precipitação acima do normal, tem vindo a ocorrer o alagamento das zonas a montante da ponte, o que se deve à manifesta insuficiência da capacidade de escoamento das águas através da reduzida secção da ponte.

Após a execução dessas obras verificou-se, já por duas vezes, a inundação do interior do rés-do-chão de uma moradia sita na Malaposta, Anadia, localizada na margem direita da Ribeira da Serra, imediatamente a montante da Estrada Nacional nº 1 (Em anexo: imagem aérea do local). Desde a data de construção da moradia (1964) e até à realização das obras que reduziram a secção da ponte (2000) nunca ocorreu qualquer inundação da moradia. Com efeito, o projecto daquela edificação havia, desde logo, considerado situações de cheia anormal.

Na última inundação, ocorrida em 2 de Janeiro de 2002, a água atingiu uma altura de 60 cm no interior da moradia referida, onde reside sozinha a Sr.ª Dª Maria…, com 80 anos de idade. Situações idênticas têm ocorrido numa outra moradia, sita na mesma rua e que confronta com a Estrada Nacional nº 1.

No que diz respeito à propriedade da Sr.ª Dª Maria…, por duas vezes foi substituído o revestimento de todo o pavimento do rés-do-chão, inicialmente em tacos de madeira revestidos a alcatifa, e reparados os muros de vedação derrubados pelas águas, bem como reparados todos os outros estragos provocados na construção anexa, uma antiga adega, na horta e jardim circundantes desta moradia.

A estas ocorrências estarão também associadas as descargas, levadas a cabo sem qualquer aviso, de uma barragem destinada a combate de incêndios, localizada nesta Ribeira da Serra, a montante da cidade de Anadia, em circunstâncias que não se conseguiram determinar.

O cenário que se vem descrevendo voltou a verificar-se na noite de 24 para 25 de Outubro de 2006, cerca das 7 horas da manhã, altura em que as águas da ribeira subiram repentinamente em enxurrada, inundando toda a zona circundante da moradia, sem que houvesse tempo de tomar quaisquer medidas de prevenção, nomeadamente a remoção de uma viatura.

Em face de todo o exposto, reclama-se de V. Exas. com carácter de urgência:

a) O alargamento da secção da ponte, nomeadamente por afundamento do leito do rio, e prevenindo o seu progressivo assoreamento;

b) A indemnização dos prejuízos provocados, ou que venham a ser provocados, como consequência das obras efectuadas na ponte, em valor a determinar;

c) O aviso atempado, pela entidade que gere a barragem referida, da situação de descarga supra descrita, para poder prevenir alguns estragos.

Ficando a aguardar a V. resposta a este email e a mais breve resolução dos graves problemas expostos, subscrevo-me com os melhores cumprimentos

Sem comentários: